AÇÕES

"Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal."

Friedrich Nietzsche

2019 - 2020 

KUADROMBI!

Em um país onde existe apenas uma livraria para cada 64 mil habitantes, criar mais um espaço onde a leitura possa ser disseminada de uma forma itinerante e atrativa se torna uma necessidade. Por isso criamos uma Gibiteca itinerante apelidada de “KUADROMBI” (fusão de Kombi + Quadrinhos), para invadir as periferias da Zona Leste de SP, abrindo caminhos para a formação de novos leitores, estimulando o gosto pela leitura e a produção de histórias em quadrinhos. Realizamos leituras em grupo, debates sobre a nossa sociedade atual através dos quadrinhos, empréstimos de quadrinhos, além de oferecer uma consultoria editorial para publicação gratuita de novas histórias em quadrinhos através do nosso Fanzine Xablau. Usando os quadrinhos queremos engajar os participantes para que eles se sintam cada vez mais instigados a ler em busca de identidade, reconhecimento, conhecimento e contemplação do próprio ser. Além disso a Kombi é a nossa casa, pretendemos expandir e continuar por muitos e muitos anos explorando as mais diversas Zonas de SP.  Em nosso instagram você pode conferir os mais diferentes temas trabalhados em nossos debates e leituras. 

Se você quer que a KUADROMBI visite a sua região, entre em contato conosco pelo formulário de contato, email ou whatsapp.

2017-2018 

Quadrinho Nacional

Ação do coletivo Prateleira de Quadrinhos que ocorrereu entre Setembro de 2017 e Março de 2018, visando incentivar a leitura para jovens e adolescentes, através dos quadrinhos nacionais na Zona Leste de São Paulo. 

O cenário de quadrinhos nacional é imenso, temos quadrinhos infantis, de terror, comédia, romance e resumindo para todos os gostos. Existem muitas ações que incentivam a produção de quadrinhos nacionais, mais poucas que incentivam a formação de leitores.

A leitura é um direito e uma forma de inclusão social, pois forma um sujeito crítico capaz de ver e ler a realidade do mundo de múltiplas formas. Em nossas ações vamos unir a leitura com o processo de criação de quadrinhos, assim o participante poderá entender o mundo de maneira individual, contar suas histórias, se expressar e encontrar o seu lugar no mundo.

2016 

Formação cidadã através dos Quadrinhos

Existem poucas políticas públicas da educação que utilizam os quadrinhos como uma ferramenta capaz de enriquecer o processo educativo. Tais ações se tornam cada vez mais necessárias em nossa sociedade pois a escola não consegue assumir o papel fundamental no desenvolvimento cultural sozinha. O projeto vem para auxiliar nesse sentido, realizando leituras em grupo e promovendo debates sobre a nossa sociedade atual através dos quadrinhos, mostramos que a cultura é como uma teia de significados que pode ser relacionada a narrativa das histórias em quadrinhos por produzir sentido para nós e por fazer referências a elementos de nossa própria época e cultura. Ao usar quadrinhos como um mecanismo de formação cultural, confrontamos os sentimentos que fazem parte da vida e do mundo. As situações e elementos do cotidiano envolvidos dentro de uma história em quadrinhos fazem com que o leitor se reconheça e perceba que não está só, assim ele “aprende” que é possível mudar, que é necessário enfrentar os desafios e saborear a vida. Tais impressões marcam o leitor e o levam a refletir sobre o mundo e a própria existência, e é este o elemento transformador da educação pela arte dos quadrinhos que procuramos mostrar com esse projeto

IMG_0399