Buscar
  • Jonatas Varela

Então segura que é Quadrinho Nacional! #01 - Ansiedade


Capa do fanzine Ansiedade do coletivo Paralelo.lelo

De acordo com o dicionário, a palavra Ansiedade, em sua função psicológica está atribuída a uma “Condição emocional de sofrimento, definida pela expectativa de que algo inesperado e perigoso aconteça, diante da qual o indivíduo se acha indefeso.” (ANSIEDADE, 2020). Já passou por algo parecido? Os personagens do fanzine “Ansiedade” do coletivo paralelo.lelo também!


Com histórias de quatro páginas, em sua maioria autobiográficas, o fanzine consegue se aproximar da vivência de quem lê. Conseguimos encontrar desde dicas de como superar momentos de ansiedade, como questionamentos do porquê Pokémons conseguem guardar apenas quatro habilidades.




A minha história favorita foi “Loop” da Melina Pierro (@melmeowart). Ela nos faz perceber que talvez as coisas não sejam tão ruins como a gente imagina. Além disso a história me trouxe um ar de nostalgia, por me levar para o parque de diversões Playcenter, que infelizmente não existe mais.


Página da história "Loop" da Melina Pierro



Destaco também a história “Festa” do Mário Koichi Gushiken (@gkoichi), que poderia virar webcomic que eu acompanharia facilmente. Seu traço também me faz lembrar o quadrinista Bryan Lee O'malley de Scott Pilgrim.

Página da história "Festa" do Mário Koichi Gushiken

Mas e aí segura ou não segura?


Ansiedade é uma ótima opção para uma leitura rápida, daquelas que você lê na hora do almoço do trabalho, ou no ônibus (quando a gente podia sair de casa ç.ç). É preciso também elogiar a coragem, pois grande parte do coletivo está fazendo sua estreia como quadrinistas nesse volume. A história se faz necessária pois, saber que você não é o único que passa por momentos de ansiedade é reconfortante.






Você pode comprar o fanzine "Ansiedade", pela Loja Monstra: https://lojamonstra.com.br/produto/ansiedade/


Siga o coletivo @paralelo.lelo no Instagram


Até mais!