Buscar
  • Ana Cris Gomes

Live no instagram com Victor Zanellato sobre a HQ: Assalto ao Útero

O bate papo aconteceu no sábado dia 27/06/2020 (disponível no IGTV) com a mediação da Lali Xavier e a participação do Victor Zanellato, que é arte educador, roteirista de quadrinhos e de histórias de terror. Nesta live, tivemos a oportunidade de saber mais sobre o quadrinho, seu processo criativo e sobre o Estúdio Molotov HQ.


O quadrinho "Assalto ao útero" (roteiro Victor Zanellato / arte Diogo Mendes) é um drama que se passa 1994, que conta a história da Cristina, uma mulher que mora na região periférica de São Mateus, catadora de reciclados que esta grávida de 9 meses. Ela enfrenta um grande problema quando vai ter o seu bebê e se depara com um sistema podre e mercenário. Para isso conta com sua amiga Benedita, uma mulher trans, que foi expulsa de casa pelos pais e acaba sobrevivendo através da prostituição.



Victor fala sobre o roteiro de "assalto ao útero" ter influência musical de Elza Soares - "Mulher do fim do mundo" e do Rapper Eduardo Taddeo - Ex integrante do Facção Central, que tem em seu repertório potente muitas críticas ao sistema.

A leitura da Lali após ver o quadrinho é que a narrativa colocou o esteriótipo de mulher negra, pobre, catadora de reciclados, de forma a criar admiração, reforçando a força e potencia da personagem, diferente do que as novelas fazem. Por coincidência, Carolina de Jesus foi comparada a Cristina, o que deixa ainda mais claro sua força e protagonismo.



Assalto ao útero foi o primeiro quadrinho do Estúdio Molotov HQ, que teve início em 2016 com o nome 5HQ. As histórias criadas pelo Estúdio tem o intuito de inflamar, fazer as pessoas refletirem, se indignarem , por isso Molotov foi um nome que veio bem a calhar.



Perguntaram outras influências do Victor na criação das suas histórias, foram mencionadas as produções em mangá de Junji Ito, no cinema Stephen king, filmes como "Conta comigo", "Sonho de liberdade", "A espera de um milagre", "Carandiru" e trilhas sonoras de MY HERO ACADEMY, NARUTO, DRAGON BALL.


As maiores dificuldades citadas na criação de histórias foi a composição do roteiro, a criação de um personagem que toque as pessoas, que seja profundo e a produção do quadrinho com o mercado crescendo, sem um selo conhecido ainda.


Para deixar gostinho de novidade, Victor comentou sobre próximos trabalhos do Estúdio Molotov HQ, alguns deles são "Ring" e "Pavilhão".




Assalto ao útero esta em campanha de financiamento coletivo no catarse pelo link: catarse.me/assalto. Lá você pode contribuir a partir de R$10,00 e receber o pdf do quadrinho.


Corre lá e ajude bons trabalhos nacionais como este. AAAH e tem prévia disponível também.



.